Seguidores


Assinantes

Seguidores

Artigos

Comentários

Estatísticas do Blog

A afinidade no encontro da alma gêmea


Afinidade significa "relação, semelhança, analogia, conformidade, identidade, igualdade. Tendência combinatória, coincidência de gostos ou sentimentos" (Dicionário Aurélio).
Representa a atração por uma pessoa que pode ou não resultar em um relacionamento. Também está associada a um grau de parentesco através do casamento entre o marido e os familiares da esposa ou vice-versa.
Quem tem características em comum com alguém e de certa maneira semelhante, tem analogia, os seja, maneira idêntica.
O encontro de almas gêmeas é caracterizado especialmente pela afinidade. Todos nós temos diferentes graus de afinidade e quando esta é reconhecida no outro, existe uma grande chance de o namoro dar certo.
Segundo o livro Componentes da Compreensão, de L. Ron Hubbard, "a afinidade nunca é uma identificação (tornar-se uno com o outro por sentimento ou interesse) nem vai tão longe como a empatia (o poder ou estado da própria pessoa em compartilhar as idéias dela ou sentimento). Você continua a ser o mesmo, mas aproxima-se do outro pelo qual tem afinidade. Não é algo que prenda alguém, também não existem cordas que amarram, nem deveres ou responsabilidades. Quando não existe a afinidade, certamente discutirão".
Em que consiste a afinidade?
Diálogo, intercâmbio de idéias, dúvidas expostas e discutidas, semelhança no modo de pensar, segredos e angústias mutuamente compartilhados. E confiança, muita confiança.
O encontro de almas gêmeas rejeita qualquer distinção de raça, nação e credo, desde que haja um nível básico de afinidade que garanta o início do relacionamento e sua sobrevivência. É muito difícil manter uma relação de almas gêmeas, se não existe afinidade. Igualmente é mais fácil que uma pessoa esclarecida que professe a religião católica encontrar sua alma gêmea numa pessoa pertencente à religião presbiteriana do que numa outra que seja xintoísta.
É uma questão de aproximação e graus de afinidade, sem dúvida nenhuma.
Se você está envolvida com alguém que briga constantemente, além de existir muita possessividade, insegurança, autoritarismo e agressão, pode ter certeza de que está em meio a um relacionamento vicioso e não virtuoso.
Para fortificar uma relação amorosa, a afinidade não deve ser demasiadamente óbvia, caso contrário, descobre-se que realmente não existe nada em comum entre os dois.
Creio que a palavra afinidade (a busca de) pode ser associada à palavra garimpo; uma maneira onde ambos possam evoluir para um final feliz. 

Mônica Buonfiglio

0 comentários:

Postar um comentário