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Padrões de comportamento


Como modificar padrões de comportamento, maneiras de pensar, sentir, agir.
Nossos comportamentos são aprendidos e, portanto, podem ser modificados através da aplicação eficaz da consciência.
Um padrão é algo que se repete, que tem uma regra, uma lógica, uma conformação definida.
Um padrão de comportamento é uma maneira de agir que sempre se repete diante de situações semelhantes. Se você sempre "explode" à menor contrariedade é porque criou um padrão de comportamento. Quando se depara com algo que não saiu como você queria, "dispara" internamente sempre a mesma reação.
Aprender é criar padrões. Quando estamos diante de algo novo, dizemos que nos é desconhecido. Não temos padrões para aquilo. Procuramos então ligá-lo a algo que já conhecemos, a um padrão existente. Daí passamos a procurar compreendê-lo, passamos a construir um padrão de repetição que nos permita reconhecer este algo quando o virmos de novo.
Você está visitando uma feira de artesanato e observa um objeto estranho. É estranho porque não pode associá-lo com exatidão à nada que já conheça. Considera os elementos que puder associar. Parece feito de barro, pela cor e superfície. Você pega o objeto na mão. Seu peso confirma a hipótese de barro. É ovalado, porque lhe lembra o formato do ovo. Tem um furo. Faz tempo que você aprendeu a reconhecer furos. Mas não dá para compreender mais nada.
Você pergunta ao vendedor. Ele coloca o objeto na boca e assopra, produzindo um som. É um instrumento musical. Você associa-o aos instrumentos de sopro que conhece. Acabou de aprender, de criar um padrão. Observa agora que no balcão existem outros objetos de mesma cor, feitos de barro, com outros formatos. Todos tem um furo. Todos são instrumentos musicais.
Perderíamos muito tempo se tivessemos que perguntar ao vendedor o que é cada um dos demais objetos que se parecem muito com este que já sabemos o que é. Nossa inteligência cria um padrão considerando os elementos principais e os generaliza para agilizar as comparações seguintes.
Pesquisadores estão tendo um trabalhão danado na criação de robôs que identificam objetos. Para que um robô se locomova por uma sala terá que saber a diferença entre uma porta e um banquinho. Que o banquinho, apesar de ter quatro pernas e um tampo não é uma mesa. Que uma porta desenhada na parede não leva à sala ao lado. O robô terá que aprender que tais e tais elementos compõem o padrão "porta". Que há elementos mais significativos, genéricos de todas as portas. Que há elementos secundários próprios de cada porta. Terá que identificar como porta um objeto que tenha os elementos que já "conhece" mesmo que incorpore também outros novos. É muita informação para um robô. Não é fácil.
Nossa inteligência faz tudo isto e muito mais. Nossa educação se incumbe de nos levar a criar padrões. Saímos então generalizando e respondendo às novas circunstâncias segundo os padrões já existentes.
Se criamos um padrão sob forte tensão emocional ele tende a fixar-se com mais facilidade. Isto também acontece quando uma situação repete-se freqüentemente. Quanto mais ameaçadora for a situação que determinou a criação do padrão, mais ágil é seu acionamento, uma medida óbvia de proteção. Para que esta agilidade seja possível, teremos que utilizar como "detonadores" do comportamento poucos elementos da situação.
Vamos imaginar que uma criança tenha um pai extremamente agressivo. Ele sempre olha de um determinado jeito quando está muito bravo. A criança aprende que este olhar é o sinal de perigo, portanto se torna o detonador do comportamento de auto-proteção: se encolhe, olha para baixo e procura ficar o mais quieta possível, por exemplo. Quando adulta, encontra pela frente um chefe que também tem um comportamento algo semelhante ao de seu pai. Quando o chefe olhar daquele jeito detonará o comportamento de auto-proteção no nosso personagem que, como adulto, até poderia defender-se com segurança, mas não o fará porque sua reação (de auto-proteção) já estará automatizado. Este é um exemplo simplificado. Na verdade, outros sinais também serão considerados, mas todos com sentido semelhante e sempre contribuindo para determinar o comportamento de auto-proteção.
Para modificar um padrão instalado precisamos perceber que é um padrão automático. É preciso usar a consciência para compreender que não estamos avaliando a situação como algo novo à nossa frente. Apenas reagimos como se fosse igualzinha àquela que vivemos no passado.
A mudança, portanto, exige "discriminação". Se quisermos mudar de comportamento diante de uma situação precisaremos percebê-la como nova, sem referencial, sem padrões já existentes. Dizemos que as crianças são livres e os adultos não. A criança sente-se mais livre porque não tem tantos padrões que determinam seus comportamentos. Em compensação, a criança corre mais riscos que o adulto, erra com mais freqüência, até que automatiza suas decisões, aprendendo e tornando-se adulta.
Se a idéia de liberdade total o atrair, prepare-se para ter muito trabalho. Cada situação será nova, e você terá que decidir cada gesto, cada ação.
Acho mais interessante, e econômico, ser "escravo" dos padrões que funcionam bem e livre para mudar o que não funciona.
Se desejar mudar um comportamento, não tente se colocar como uma criança imaginando que está diante de uma situação nova. Seu sistema de auto-proteção não permitirá. É muito mais fácil, e natural, prestar atenção, tomar consciência.
Observe os sinais que detonam seu velho comportamento.
Perceba como estes sinais estiveram presentes em sua história e como, em função deles, padronizou este comportamento. Compare os fatos ocorridos no passado, em sua história, com o atual, que está vivendo agora. A mudança virá automaticamente quando compreender que a situação atual não é uma repetição pura e simples do passado.
Se você perceber que se intimida com o olhar agressivo do chefe. Lembrar-se do olhar semelhante do seu pai, e se der conta de que são situações diferentes e que até mesmo você já é diferente, seu instinto fará o resto.

Alfeu Marcatto 

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