Seguidores


Assinantes

Seguidores

Artigos

Comentários

Estatísticas do Blog

A sabedoria depende da vigilância


A maioria das pessoas não se dá conta de que tanto o auxílio como o prejuízo pessoais vêm de dentro de nós mesmos. E olham para o exterior fascinadas pelas aparências. 
As pessoas sábias, porém, percebem que somos a fonte de tudo o que é bom ou mau para nós. E, portanto, não costumam culpar ou acusar os outros de coisa alguma. Não sentem a necessidade imperiosa de fazer os outros acreditarem que elas têm valor, são especiais ou importantes. 
Quando estão diante de um desafio, as pessoas sábias olham para dentro de si mesmas. Se são elogiadas pelos outros, sorriem tranqüilamente consigo mesmas e não se alteram. Se são caluniadas, não acham necessário defender o próprio nome. 
No entanto, levam sua vida adiante com vigilância, conscientes de que tudo está bem mas não inteiramente garantido. Harmonizam seus desejos com a vida como ela é e procuram evitar apenas as coisas que prejudicariam a capacidade de exercer sua vontade da maneira mais adequada. Adotam a moderação em todas as suas ações. E não se importam nem um pouco em parecerem ignorantes ou sem sofisticação. Sabem que têm apenas de estar atentas a si mesmas e ao rumo de seus próprios objetivos.

Autoria desconhecida

Não estamos violando nenhum direito autoral ao publicar esta reflexão, ao contrário, procuramos o(a) autor(a) para lhe dar os devidos créditos

0 comentários:

Postar um comentário